Três barragens do Estado do ES com risco de rompimento aponta relatório.
Um relatório elaborado pela Agência Nacional de Águas (ANA) apontou que três barragens do Espírito Santo estão vulneráveis e apresentam risco de rompimento. Os dados são referentes ao ano de 2017. Ao todo, 45 barragens, em todo o país, estão nesta situação.
De acordo com o relatório, as barragens do Estado são Duas Bocas (Cariacica), Santa Julia e Alto Santa Júlia (ambas em São Roque do Canaã).
Os problemas citados pela agência, em todas as barragens, são muitos: rachaduras, infiltrações, buracos, vertedores (que medem a vazão da água) quebrados e falta de documentação que comprove a segurança do reservatório.
O balanço da ANA, obtido e publicado no Jornal Folha de São Paulo desta segunda-feira (19), é o segundo produzido após o maior desastre ambiental da história recente do país, quando o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), sob responsabilidade da mineradora Samarco, provocou a morte de 19 pessoas e poluiu o rio Doce, em novembro de 2015. Em anos anteriores, a agência nacional tinha balanços sem a mesma classificação de barragens vulneráveis.
Agência Folhapress.