Geral

Decreto? População ignora o “fica em casa” e praias ficam cheias na Grande Vitória.

Os capixabas ignoraram as medidas mais rígidas de isolamento e fechamento no Estado, publicadas no decreto do governo e encheram as praias da Grande Vitória. Os litorais de Serra, Vitória e Vila Velha estavam cheios, indo contra aos apelos das autoridades e profissionais da Saúde para que a população ficasse em casa.

O sol forte e o calor intenso que fez ontem, domingo (28), na Grande Vitória, atraiu centenas de pessoas para os balneários dos três municípios. Mesmo com os hospitais do Estado sem vagas de UTI e a disparada nos casos de óbitos e na contaminação pela Covid-19, as pessoas pareciam não se intimidar e demonstravam total descaso para com a pandemia que está assolando o mundo inteiro.

Na orla da capital Vitória, na praia de Camburi, as pessoas caminhavam ou pedalavam de bicicleta, o detalhe é que nem todo mundo usava máscaras. E como se não bastasse, para piorar a situação, vários grupos utilizavam guarda-sóis e cadeiras de praia.

Ainda na capital, na Curva da Jurema, cenas semelhantes puderam ser vistas. A praia não estava tão cheia, mas estava longe do que poderia ser considerado tolerável em relação ao distanciamento. Mesmo sem ônibus circulando e com alta taxa de transmissão de coronavírus no Espírito Santo, frequentadores insistiam em não abrir mão do banho de mar. 

A situação das praias estava pior em Vila Velha, se comparar com a capital capixaba. Na Praia da Costa, segundo bairro em casos confirmados (5.108 até este domingo), muita gente caminhava, tomava sol e se banhava no mar. No calçadão, o cenário não era diferente do visto em Camburi.

No município da Serra, as praias visitadas estavam com menos banhistas, como em Jacaraípe. Havia um carro de fiscalização da prefeitura. Em Praia Grande apesar de ser lugar onde muitos turistas do interior do Estado frequentam, o movimento não foi tão grande.

Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias online.