Espírito SantoGeral

Alerta! Chuvas intensas e ventos de até 100 km/h previstos para o ES, confira as cidades afetadas.

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emite avisos de “perigo” e “perigo potencial” válidos até esta quarta-feira (15).

O Espírito Santo está em estado de alerta devido à previsão de fortes chuvas e ventos intensos. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos meteorológicos, nas cores laranja e amarela, que abrangem diferentes regiões do estado e trazem riscos de transtornos como alagamentos, quedas de árvores e cortes no fornecimento de energia elétrica.

Os alertas foram emitidos na manhã desta terça-feira (14) e seguem válidos até as 10h da próxima quarta-feira (15). O Inmet informa que o Alerta Amarelo que é de perigo potencial é válido para todo o território capixaba. Está previsto chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h e riscos pontuais de descargas elétricas, quedas de galhos de árvores, alagamentos e interrupção de energia.

🟧 Alerta laranja: sul e região serrana

Já o alerta laranja, de perigo, concentra-se em 36 municípios, especialmente no Sul e na Região Serrana. Nesses locais, o volume de chuva pode ser ainda mais elevado:

  • Acumulado de até 100 mm por dia;
  • Risco real de alagamentos, enxurradas e queda de árvores;
  • Possibilidade de ventos chegando a 100 km/h.

Confira a lista completa das cidades sob alerta laranja:

Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante e Viana.

Foto: Reprodução.

O Inmet emitiu alertas Amarelo e laranja para o Espírito Santo.

Para evitar acidentes e prejuízos, o Inmet orienta a população a seguir algumas medidas de segurança:

  • Evite se abrigar debaixo de árvores em caso de rajadas de vento, devido ao risco de quedas e descargas elétricas;
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou outdoors;
  • Desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível;
  • Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Com a chegada de uma frente fria e instabilidades atmosféricas, a tendência é de aumento no volume de chuva nas próximas horas, especialmente entre a noite desta terça-feira (14) e a manhã de quarta-feira (15). A Defesa Civil estadual está em alerta e acompanha a situação.

A população deve ficar atenta a possíveis deslizamentos em áreas de encosta, além de pontos de alagamento em áreas urbanas. Para atualizações em tempo real, os capixabas podem acompanhar: Aplicativos de clima e alertas de emergência como o AlertES, site do Inmet e redes sociais da Defesa Civil Estadual.

Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale.