Capital Vitória encerra mês de abril sem homicídios pela primeira vez em 29 anos.
Os dados são do Observatório de Segurança Pública do Espírito Santo contabiliza a série histórica de mortes violentas desde 1996.
Vitória, a capital do Espírito Santo, registrou nesse mês de abril de 2025, um marco histórico na segurança pública. Pela primeira vez desde 1996, a cidade fechou um mês inteiro sem registrar homicídios, dados são do Observatório de Segurança Pública do Espírito Santo, que acompanha a série histórica de mortes violentas há quase três décadas.
O resultado representa uma virada importante para a segurança na capital capixaba. Para efeito de comparação, em abril de 2023 foram registrados 11 homicídios, enquanto abril de 2024 terminou com 12. Já neste ano, nenhum assassinato foi contabilizado no mesmo período.
De acordo com outros levantamentos do Observatório, além disso, outros dados mostram resultados positivos no número de homicídios em Vitória que caiu 60% no acumulado de 2025. De janeiro a abril, foram 19 assassinatos, contra 47 no mesmo período do ano passado.
A prefeitura atribui o resultado à atuação integrada entre a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) e outras forças de segurança, como Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni, destacou os investimentos em tecnologia, inteligência e valorização dos servidores como fatores determinantes.
“O fortalecimento da segurança municipal tem permitido respostas mais rápidas e eficazes na prevenção e repressão aos crimes”, afirmou o secretário.
Foto: Reprodução.

Os números do Observatório confirmam um marco histórico na segurança pública da capital.
O governo do estado também ressaltou a importância do Programa Estado Presente, que concentra esforços em áreas com maior vulnerabilidade social e presença do crime organizado. Segundo o secretário de Segurança do Estado, Leonardo Damasceno, a atuação estratégica tem resultado no enfraquecimento de facções criminosas, com prisões qualificadas e combate à lavagem de dinheiro. Apesar do resultado inédito, as autoridades reforçam que o trabalho não pode parar.
“Temos mapeado as regiões mais vulneráveis em Vitória, como o Complexo da Penha, Orla de Santo Antônio e São Pedro. A vigilância e a ação precisam ser constantes”, disse Damasceno.
O governador Renato Casagrande pelas redes sociais comemorou o feito e ressaltou que o marco é fruto de um esforço conjunto. “É o resultado de um trabalho integrado entre o Estado e os demais órgãos de segurança. Um mês sem homicídios em Vitória, algo que não acontecia há 29 anos.”