Nº de municípios em colapso financeiro pode chegar a 300 em 2020, Baixo Guandu tem situação financeira favorável
Na contramão do que vive grande parte dos municípios brasileiros, no que diz respeito a finanças públicas, o município de Baixo Guandu, na região Noroeste do Espírito Santo, está com a sua situação financeira confortável.
De acordo com levantamento da CNM – Confederação Nacional dos Municípios, o número de municípios que já decretaram ou vão decretar estado de calamidade financeira até 2020, poderá chegar a 300.
Com um impressionante fluxo de caixa girando em torno de R$ 20 milhões e investimentos previstos em 2019/2020, de R$ 44 milhões, em obras que vão de construções e reformas, calçamentos, nova Sede da prefeitura, novo Mercado Municipal, Parque da Lagoa e revitalização da Avenida Carlos de Medeiros, Baixo Guandu se torna destaque em gestão e finanças públicas.
Um outro dado que chama a atenção é que com todos esses investimentos, a prefeitura segue em dia com os seus fornecedores e o pagamento dos servidores segue em dia desde o primeiro ano desta gestão em 2013.
Segundo a Confederação, em 2019, 69 municípios decretaram calamidade financeira, em 2020 estima-se que mais 229 municípios devem tomar a mesma decisão.
Para a CNM, diante da grande crise financeira que grande parte dos municípios brasileiros estão enfrentando, o pedido de calamidade financeira é somente a ponta de um grande iceberg econômico.
Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias online.