Os servidores públicos municipais de Baixo Guandu-ES, que fica localizado na região nororeste do Espírito Santo, vão receber hoje os valores referente ao pagamento das férias do mês de janeiro mais o 1/3 (um terço) de férias, a informação foi confirmada pela Sr ª Patrícia que responde pelo setor de recursos humanos da prefeitura.
O pagamento que por Lei deveria ter sido feito em dezembro de 2017, ou seja, 2 dias antes do período das férias, está disponíel para saque hoje (01/02), e vai amenizar a frustação dos seridores que tiveram que passar as férias do mês de janeiro sem dinheiro.
Um grupo de servidores, na maioria do magistério, procurou nossa reportagem para denunciar que foram colocados de férias mas não depositaram os valores e vantagens assegurados por lei a que tinham direito, frustando os planos de viagem, lazer e descanso programado pela maioria dos srvidores.
O que diz a Lei sobre pagamento de férias.
A insatisfação tomou conta dos trabalhadores, nas rede sociais várias postagens de indignação com a situação foi registrada, postagens que diziam: “Isso é incabível além de desrespeito” – “Falta de respeito” – “Questão de justiça”- “Estou me sentindo humilhada, meus planos todos acabaram”- “o que adianta estar de férias e ter que ficar em casa e sem dinheiro”. Entre tantas outras postagens que demonstravam a revolta dos servidores do município de Baixo Guandu-ES.
Dinheiro para lanche e vaca para limpeza de escola
Um fato chamou a atenção e gerou mais indignação, servidores reclamaram também que além de ficar as férias em casa sem dinheiro, receberam mensagem da direção de uma escola municipal pedindo para levar algo para o lanche e dinheiro para ajudar pagar a limpeza da escola, veja o que dizia na íntegra a mensagem: “Boa noite! Como todos sabemos, as férias terminam amanhã, então dia 01/02 a nossa luta diária começará, conto com vocês professores as 8hs para a nossa primeira reunião, peço que levem algo para um lanche compartilhado. E, aproveitando quero pedir a todos os funcionários que nos ajudem com a colaboração de R$ 5,00, para podermos pagar o rapaz que está capinando nossa escola. Agradeço a compreensão de todos e até quinta feira”.
Nossa reportagem procurou a Secretária de Educação, a Srª Cenira Antônia da Silva, que prontamente nos informou que a questão é financeira, efeito da grave crise que assola todos os municípios brasileiros, a Secretária entende que é direito deles (servidores) mas também frisou que os servidores da Educação de Baixo Guandu-ES, estão bem em relação a vários municípios do Brasil, pois vão receber o piso nacional dos professores, tiveram recentemente os seus enquadramentos no Plano de Carreira, recebem os seus salário em dia, entre outras coisas mais. Cenira pediu a compreensão da categoria e disse que mesmo com a crise nossos servidores são muito bem valorizados.
Redação: A Tribuna do Vale o seu portal de notícias.