Shoppings reabrem nesta segunda com medidas restritivas e horários diferenciados

Os shoppings centers de todo o Espírito Santo voltam a funcionar nesta segunda-feira, 01 de junho, mas terão que obedecer uma série de medidas de restrição. Foram mais de 2 meses com as portas fechadas devido a pandemia do novo Coronavírus.

A secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, anunciou na sexta feira (29), a reabertura. O decreto estadual foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial de sábada (30).

No decreto estão todas as exigências, as regras restritivas e os horários que devem ser cumpridas por todos os estabelecimentos. Dentre elas estão as que dispões sobre o atendimento ao público, que passa a ser apenas de segunda a sexta-feira.

Para as lojas maiores, chamadas de âncoras, semi-âncoras e megalojas, o funcionamento será de meio-dia às 18 horas. As lojas de alimentação vão funcionar de meio-dia às 16 horas e as lojas satélites, que são as menores, terão funcionamento das 14 horas às 20 horas.

O decreto prevê também que apesar da volta do atendimento presencial, os estabelecimentos poderão continuar atendendo em sistema de retirada de mercadorias e de drive thru.

Para as academias que ficam dentro dos shoppings, devem ser respeitadas as regras específicas para esse tipo de atividade, com atendimento agendado, proibição de prática de esportes de contato, sem compartilhamento de equipamentos, entre outros.

O decreto mantém a suspensão de eventos, funcionamento de cinemas, teatros, museus, boates, casas de shows, espaços culturais e afins.

Funcionários que fazem parte do grupo de risco, ou seja, acima de 60 anos ou com alguma doença prévia, deverão ser afastados. O decreto do Estado também recomenda a fixação de cartazes orientando sobre etiquetas respiratórias, uso de máscaras, distanciamento social e, sempre que possível, adoção da prática de um comprador por família e permanência no estabelecimento apenas durante o tempo necessário para a compra.

A secretária de Gestão e Recursos Humanos destacou que a ideia do governo estadual, ao autorizar a reabertura dos shoppings neste momento de pandemia, é tornar o espaço uma opção para compras de itens essenciais aos capixabas e não promover o lazer e interação entre as pessoas.

Confira as principais regras para o funcionamento dos shoppings:

Horários para lojas

Lojas âncoras, que são aquelas maiores, funcionam de 12h às 18h; e lojas menores, chamadas satélites, de 14h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Praça de alimentação

Os espaços de convivências e refeições (praça de alimentação), o horário de funcionamento é menor: de 12h às 16h, também de segunda a sexta-feira.

Restrição de idade

Está proibida a entrada de menores de 12 anos nos shoppings.

Limite de clientes

De acordo com a portaria, o limite da entrada de clientes é na proporção de um cliente para cada 22 metros quadrados. Nas lojas, este limite é um cliente para cada 10 m².

Acesso

O acesso será permitido apenas para clientes que estejam usando máscaras, de acordo com decreto estadual em vigor. O acessório também deve ser adotado por lojistas e funcionários.

Cinema, teatro e eventos

As principais opções de lazer dos shoppings também estarão fechadas. O funcionamento de cinemas, teatros e realização de eventos está proibida, segundo a portaria.

Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias online.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp

Notícias Recentes

Portal de notícias de Baixo Guandu e região Vale do Rio Doce. Desde 2018.