Título em dólar do Brasil é porto seguro em fuga de risco. Entenda!

Os ativos brasileiros estão entre os piores do mundo este ano, com uma exceção: cerca de US$ 31 bilhões em títulos soberanos em dólar.

Os títulos não escaparam totalmente da onda vendedora, mas seus spreads subiram 161 pontos-base, metade do aumento em outros mercados emergentes com rating BB, de acordo com os índices do JPMorgan Chase. Até países em desenvolvimento classificados com nota BBB registraram alta maior, de 177 pontos-base.

O real, que tem um dos piores desempenhos no mundo neste ano, pode ter alimentado a demanda por títulos em dólar em detrimento da dívida doméstica, disseram alguns investidores.

Os títulos também são sustentados pelas sólidas contas externas do Brasil, com US$ 350 bilhões em reservas internacionais, e pela menor exposição do país aos setores de petróleo e turismo em comparação com pares regionais como Colômbia, México ou República Dominicana.

“Eles negociam como títulos de grau de investimento de mercados emergentes”, disse Bruno Rovai, analista de dívida soberana da América Latina no Macquarie Investment Management, em Nova York. “A curva de juros local diminuiu com as expectativas de afrouxamento monetário e devido à arbitragem; isso ajudou a curva dos títulos em dólar.”

Fonte: Exame.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp

Notícias Recentes

Portal de notícias de Baixo Guandu e região Vale do Rio Doce. Desde 2018.