Câmeras inteligentes em viaturas da PM vão reforçar combate a roubos e débitos de veículos no ES.
Equipamentos estarão conectados ao Cerco Inteligente e permitirão identificar veículos roubados, furtados ou com irregularidades.
Espírito Santo – O Governo do Espírito Santo vai iniciar no mês que vem o projeto “Cerco Inteligente Móvel”, que prevê a instalação de câmeras em 300 viaturas da Polícia Militar na Região Metropolitana. Os equipamentos farão a leitura automática de placas de veículos, permitindo identificar carros roubados, furtados ou com pendências junto à lei.
As câmeras estarão integradas ao sistema do Cerco Inteligente, atualmente responsável por monitorar 310 pontos fixos em todo o Estado com o uso de 1.650 câmeras. O investimento total no novo projeto é de R$ 3,52 milhões, e o início da operação está previsto para meados de novembro.
De acordo com o subsecretário de Comando e Inovação da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Pacífico, os policiais militares estão passando por treinamento para utilização da nova tecnologia. Ele explica que as viaturas já contam com computação embarcada, usada para georreferenciamento, acionamento do Ciodes e conexão via wi-fi.
“Estão colocando novas funcionalidades nesta computação embarcada: uma câmera para leitura de placas e um scanner biométrico datiloscópico”, detalhou o subsecretário.
Segundo o subsecretário, a novidade trará mais agilidade às operações policiais, já que as viaturas poderão identificar veículos em movimento ou estacionados.
“Os policiais já podem abordar o veículo imediatamente caso detectem irregularidades. A viatura pode identificar carros furtados, roubados ou com restrição de circulação, tanto em vias quanto em estacionamentos”, explicou.
Tecnologia poderá identificar pessoas desaparecidas
Na segunda fase do projeto, o uso do Cerco Inteligente Móvel deve ser expandido para outras cidades do Estado. Além da leitura de placas, o sistema também poderá identificar pessoas desaparecidas ou com documentos fraudados, por meio do scanner biométrico.
“Durante uma abordagem, se a pessoa estiver sem documentos ou usando identidade falsa, a datiloscopia pode revelar sua identidade civil. Isso permitirá localizar pessoas com mandado de prisão em aberto ou até desaparecidas”, afirmou Pacífico.
Foto: Divulgação/PMES.

Sistema será conectado ao Cerco Inteligente e permitirá identificar carros com restrições ou pendências legais.
Resultados do Cerco Inteligente
Ainda de acordo com dados da Sesp, o Cerco Inteligente já contribuiu para a prisão de 470 pessoas e recuperação de mais de 2,5 mil veículos somente neste ano.
Entre janeiro e setembro de 2025, foram 4.005 registros de furtos e roubos de veículos no Espírito Santo, 2.536 deles recuperados, o que representa 63% de sucesso. No mesmo período do ano passado, foram 4.692 ocorrências, o que demonstra queda no número de crimes e aumento na taxa de recuperação.
Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale.
