Espírito SantoGeral

Capixabas sentem o frio fora de época com recordes de temperaturas em cidades do Espírito Santo. Veja!

Venda Nova, Vila Velha e Marilândia registraram as menores temperaturas para outubro; massa de ar polar mantém o tempo fechado em boa parte do Estado.

Espírito Santo – Os capixabas estão enfrentando uma onda de frio fora de época, mesmo com a primavera em curso, o Espírito Santo tem enfrentado dias frios e nublados. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a queda das temperaturas foi provocada pela passagem de uma frente fria no início da semana, seguida por uma massa de ar polar que se espalhou pelo Estado.

De acordo com os meteorologistas, o fenômeno está ligado a um sistema de alta pressão no oceano, que transporta ar frio e úmido para o continente, impedindo a elevação das temperaturas e mantendo o céu encoberto desde o Sul do país até o Espírito Santo.

Recordes de frio em três cidades capixabas

Três municípios do Estado registraram recorde de frio ontem, terça-feira (21), foram eles, Venda Nova do Imigrante registrou 10,9 °C, e Vila Velha, 14,7 °C, as menores marcas para outubro desde 2018. No início do mês, Marilândia também quebrou o recorde, com 13,8 °C, superando os 16 °C registrados em 2022.

Segundo o Instituto Climatempo, a massa de ar polar é considerada intensa para esta época do ano, provocando quedas expressivas de temperatura nas regiões Sul e Sudeste do país. A cobertura de nuvens impede o aquecimento ao longo do dia, mantendo as temperaturas baixas e constantes.

Foto: Reprodução.

A frente fria derrubou as temperaturas em todo Espírito Santo em outubro.

Tempo instável e frio persistente

O Incaper prevê que o tempo segue nublado nesta quarta-feira (22), com chuvas fracas e passageiras em várias regiões do Estado. Na Grande Vitória, a mínima deve ser de 18 °C e a máxima de 25 °C. No Sul, os termômetros variam entre 15 °C e 27 °C; na Região Serrana, entre 15 °C e 26 °C; e no Norte, de 21 °C a 26 °C.

Na quinta (23), a umidade trazida do mar deve manter o tempo fechado e provocar chuvas isoladas. O frio continua, especialmente nas áreas serranas, onde a mínima pode chegar a 12 °C.

O clima úmido deve persistir até o fim da semana, com vento marítimo, sol entre nuvens e pancadas leves de chuva, principalmente no litoral.

Redação: Jornal ATV — A Tribuna do Vale.