HTML Widget previsão do tempo por Weatherwidget.org
Inquérito sorológico que começou hoje no ES e vai atender 32 mil capixabas. - A Tribuna do Vale

Inquérito sorológico que começou hoje no ES e vai atender 32 mil capixabas.

Começou nesta quarta feira (13), no Espírito Santo, o inquérito sorológico que está sendo realizado pela Secretaria da Saúde (SESA), que vai apontar percentual de capixabas que já tiveram contato com o novo coronavírus.

Cerca de 32 mil pessoas receberam testes rápidos que serão feitos por Agentes de Saúde. O teste servirá para detectar ou não a presença de anticorpos para a covid-19, e o resultado sai em 15 minutos. Ele é semelhante ao teste realizado nas farmácias. 

De acordo com o subsecretário de Saúde, Luiz Carlos Reblin, essa base de dados vai servir para definir melhor as estratégias e ações de enfrentamento ao coronavírus.

Serão dois meses de duração a pesquisa, e os testes vão ser feitos a cada 15 dias, numa amostragem que vai representar todas as regiões do Espírito Santo.

“Em cada uma dessas cidades tem setores censitários, que foram escolhidos. E no setor, nós vamos sortear as casas que vão ser visitadas. Nessas casas, se tiver mais de um morador, será feito o sorteio do morador que fará o teste. Se o teste do morador for positivo, nós vamos fazer o teste nas demais pessoas da família. Se não for positivo, encerra ali o inquérito. Depois de apurados todos esses resultados, nós vamos saber qual a região onde a epidemia já passou com mais intensidade e onde ela ainda não passou”, ressaltou Reblin.

A infectologista Filomena Alencar, que fez parte da equipe que elaborou o trabalho, disse que a pesquisa vai garantir dados mais reais, já que atualmente as estatísticas se baseiam somente no número de internações.

Redação: Jornal A Tribuna do Vale com informações do Portal R7.