A Vigilância em Saúde de Baixo Guandu, no Noroeste do Espírito Santo, alerta que os casos de Chikungunya já superam os casos de Dengue no município. Desde janeiro a cidade já registrou 93 casos de Chikungunya, contra 64 casos de Dengue e 16 de Zica.
Tanto a Chikungunya, a Dengue e a Zika, são transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, todas as três doenças são muito perigosas a saúde humana e pode levar a pessoa a óbito.
Os sintomas da Chikungunya são fortes dores no corpo, nas juntas, que podem se prolongar por semanas ou meses, conforme informou a Vigilância em Saúde.
Em Baixo Guandu a Vigilância tem feito aplicação de inseticida em locais onde são registrados aumento nos casos de Dengue e Chikungunya, procurando eliminar o mosquito aedes aegipty.
Foto: SECOM/PMBG.
A população precisa fazer a sua parte, limpando os seus quintais e eliminando a água parada, evitando assim, os focos do vetor que transmite as doenças, alertou a Vigilância.
Proprietários de lotes e terrenos vazios estão sendo notificados pela Fiscalização e a Vigilância do município, para limparem essas áreas e eliminar a água parada.
O chefe da Vigilância em Saúde Azemar de Carvalho explicou que, “Estamos muito alertas com a crise de coronavírus, que é realmente muito grave, mas não podemos esquecer das doenças provocadas pelo mosquito aedes aegypti, que também podem matar”.
O quadro abaixo mostra os casos de Dengue, Zika e Chikungunya em BAIXO Guandu no ano de 2020:
Fonte: SECOM/PMBG:
Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias online.