Esportes

Jogo de confraternização resgata história do América de Baixo Guandu-ES.

Redação: Jornal A Tribuna do Vale.

Em partida de futebol realizada ontem, (23), às 16 horas no estádio Manoel Carneiro em Baixo Guandu-ES, região Noroeste do Estado do ES, atletas de várias gerações do futebol guanduense se encontraram e reviveram grandes momentos, resgataram velhas lembranças e histórias do futebol de Baixo Guandu.

A ideia era fazer o reencontro dos atletas que jogaram no América e nada melhor que em uma partida de futebol contra outra equipe de atletas convidados da cidade que vieram depois em uma outra geração. Nomes como Ademir Calango, Délio, Gilson Magione, Hudson Maraca, Tequinha, João formiguinha, Itamar, Márcio dentista, Camarão, Braguinha, Antônio Celso, Curinga, Luis Manoel, Morati, Copinho, Bicudo, Sérgio Bussular, Noronha, Vaílton, Betinho Meneguce, Jaime bala doce, Tim, Aurinho Meneguce, Geraldo galo cego, Boiá, Preto, entre outros, marcaram presença e toparam o desafio de voltar ao gramado em um jogo de futebol.

 

Estiveram presentes também para assistir a partida outros nomes que fizeram parte da história do futebol de Baixo Guandu, entre eles, os irmãos Catirica e Juninho do Anu, Joãozinho da banca, Ani fotos, saulo Bussular, Luís  e César Schuambach, Paulinho fuinha, Jairão, Alfredo, Moqueca.

         A organização foi de Gilberto Meneguce e a expectativa foi alcançada, o evento agora será reeditado e acontecerá todos os anos, esse foi o primeiro, serviu de teste e foi aprovado por todos, ano que vem organizaremos o segundo e dai por diante destacou Betinho.

A equipe do América tinha jogadores mais velhos e somente 2 reservas no banco, mas mesmo assim foi pro jogo. A partida começou debaixo de um forte sol de primavera e a equipe dos atletas convidados abriu o placar com Camarão, mostrando o velho oportunismo e o faro de gol, Noronha marcou o segundo, dando a impressão que a festa do América seria estragada com uma goleada. Veio a segunda etapa e o América em um contra ataque pela esquerda, Tequinha caiu sozinho e fora da área, o juiz Saulo Bussolar marcou pênalti inexistente que Morati bateu forte no canto direito e descontou para o América. A partir dai o América ganhou o meio de campo e passou a pressionar o adversário, e em um chute de Morati de fora da área, a bola resvalou no marcador e morreu no fundo da rede, era o empate. A pressão continuou e o jogador Rubens (Bicudo) em tarde inspirada acertou dois belos chutes de longa distância indefensáveis para o goleiro, fazendo 4×2 para o América. A vitória parecia estar liquidada, mas o time dos convidados foi buscar forças aonde não tinha achando um gás extra e nos minutos finais em uma falta duvidosa marcada pelo juiz Saulo Bussolar, Copinho com a categoria de sempre colocou por cima fazendo o terceiro gol, e num contra ataque Curinga recebeu na grande área e num belo chute deixou tudo igual, empatando a partida.

Fim de jogo, e o placar de 4×4 agradou ambas as equipes que após a partida se concentraram no bar do Anselmo no Balneário Recreativo Guanduense para a tradicional resenha esportiva regada com muita carne, cerveja e uma caranguejada. Em vários momentos da confraternização o que se via eram recordações e histórias de jogos do passado, da infância, da adolescência, e muitas sessões de fotografias para registrar e relembrar as amizades antigas.

 

O Jornal A Tribuna do Vale participou da grande confraternização fazendo a cobertura e mais uma vez apoiando o desporto guanduense.