Uma pesquisa realizada na Inglaterra pela empresa de advocacia Slater e Gordon que entrevistou mais de dois mil britânicos, apontou que as preocupações com dinheiro estão no topo da lista de razões pelas quais os casais se separam.
Ainda de acordo com a pesquisa, as preocupações com dinheiro sempre existiram na vida dos casais. E isso tem se mostrado cada vez mais verdade, em um momento em que os divórcios estão em alta e uma das principais justificativas são os conflitos por questões financeiras.
Para Gustavo Cerbasi, no livro Os segredos dos casais inteligentes, os problemas financeiros são a segunda maior causa de divórcios no mundo, atrás apenas da infidelidade que lidera os casos de divórcio.
Além disso, no Brasil, cerca de um em cada três casamentos terminam em divórcio. De acordo com pesquisa do SPC Brasil, cerca de 46% dos casais brigam por questões financeiras no país. Ou seja, a situação por aqui é ainda pior. Um dos fatores que mais agravam o problema é a situação de esconder gastos ou compras entre o casal.
Mas não adianta, pois a descoberta de uma dívida ou um dinheiro faltando pode ser ainda pior, gerando grandes atritos e causando falta de confiança entre os parceiros. Nesse sentido, 51% dos casais culpam o cônjuge pelas dificuldades financeiras e 29% não revelam detalhes de suas finanças pessoais. Por fim, 15% acham que finanças não é um assunto para se conversar dentro de uma relação e há uma discordância extrema quanto à responsabilidade das partes dentro do casamento.
Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias online.