Geral

Aposentadoria liberada em meia hora pela internet. Saiba como!!!

A partir de hoje, segurados urbanos que têm idade mínima e tempo de contribuição, e trabalhadoras urbanas que pedirem o salário maternidade, não precisarão ir às agências. Farão o requerimento de forma automática pelo site e pelo telefone do INSS, e o benefício pode ser concedido na hora.

“O que muda é que esses serviços deixam de ser presenciais. Se tiver tudo certo, vai ser concedido. Não é mais preciso agendar ou ir à agência, a não ser que seja necessário complementar algum dado”, explicou a gerente-executiva do INSS no Estado, Rose Tristão, que estimou o tempo para conseguir o requerimento em 30 minutos.

A intenção é diminuir o número de pessoas que procuram as agências e agilizar, por consequência, os demais atendimentos. Afinal, de janeiro e abril, foram feitos 9 mil pedidos de requerimento de aposentadoria por idade e outros 9 mil de salário-maternidade.

A gerente-executiva frisa que o requerimento não significa que o segurado já está aposentado. Após requerer, se estiver tudo certo, entre 30 a 45 dias será enviada uma carta para o segurado informando o benefício.

“Requerimento não significa concessão do benefício. O interessado tem de responder a todas as perguntas que forem feitas e, se não houver nenhuma pendência, ele recebe em casa uma carta informando a concessão. A mesma coisa com o salário-maternidade.”

O beneficiário deverá entrar no portal meu.inss.gov.br e se cadastrar. O serviço também poderá ser feito pelo telefone 135. No momento da marcação, o sistema dirá se o trabalhador está apto para receber o benefício ou não.

A doméstica Berenice Nascimento da Silva esteve na agência do INSS de Vitória no final de abril para requerer a aposentaria. Para ela, o atendimento informatizado será um ganho: “É muito bom, porque eu consigo pedir ajuda aos meus filhos que sabem mexer na internet e marcaria na hora.