Baixo Guandu-ES possui cinco vezes mais farmácias que o recomendado
Foto: Reprodução.
Em Baixo Guandu-ES o número de farmácias é quase 6 vezes maior do que o recomendado
A impressão que boa parte dos moradores de Baixo Guandu-ES, cidade no nororeste do Espírito Santo, vivem é de que há mais farmácia do que a demanda. E se for levado em consideração o que a Organização Mundial de Saúde (OMS) determina, essa alegação está correta. Isso porque a OMS recomenda que haja pelo menos uma farmácia para atender até 10 mil habitantes.
Em Baixo Guandu-ES são 17 farmácias, uma para cada 1.882 moradores. Isso é quase seis vezes a mais do que o considerado ideal para uma cidade. Um levantamento do Conselho Regional de Farmácia (CRF-ES) aponta que há 1.985 farmácias em funcionamento no Estado. Desse total, 774 estão concentradas na Grande Vitória. O número total em todo Estado também é quatro vezes acima do recomendado pela OMS.
Para o presidente do Sindicato dos Proprietários de Farmácia do Espírito Santo, Júlio Campagnaro, a tendência é de que as grandes redes dominem o mercado. “Para o comerciante local não é bom. As grandes redes vão abocanhando o mercado, com políticas de preços com os laboratórios, “roubando” o cliente”, disse.
Ele ressalta, também, que por conta do tamanho das lojas e para atingir um público maior as farmácias estão expandindo os seus itens de venda. “Hoje não é só mais medicamento, são produtos variados, como cosméticos.”
Redação: A Tribuna do Vale o seu portal de notícias.