Os efeitos do ciclone classificado como Tempestade Tropical “Iba” já estão sendo sentidos nas proximidades da cidade de Conceição da Barra, no litoral Norte do Estado.
A informação vem da Marinha, que detalhou que os efeitos desse ciclone devem chegar ao restante do litoral do Espírito Santo até amanhã.
Segundo o relatório da Marinha, o ciclone classificado como Depressão Tropical foi formado em alto-mar, onde são esperados ventos fortes de até 87 km/h (47 nós). Junto à costa a previsão é de ventos de 61 km/h (33 nós).
Há previsão de ondas entre três e cinco metros em alto-mar e possibilidade de ressaca na costa entre Vitória e Caravelas, na Bahia, com ondas de até 2,5 metros.
“Este sistema fica sobre o mar e oferece risco para a navegação, como tempestades, ventos fortes constantes e mar muito agitado, com ondas altas”, informou. O meteorologista Thiago Carvalho do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) fez uma alerta.
“Esse ciclone fará com que tenham rajadas extremamente fortes, trazendo tempestades até amanhã. Poderá ser visto de Norte a Sul do Estado, e as regiões costeiras poderão sofrer consequências, como casas destelhadas e árvores caídas”, alertou.
A expressão “iba” significa “ruim” em tupi-guarani. A nomenclatura tem feito jus aos estragos que o tempo vem causando no litoral capixaba.
A mudança climática afetou o Estado desde a semana passada, quando foi possível ver os prejuízos causados pela força das ondas. Casas e pontos comerciais chegaram a ser invadidos pela água em Ponta da Fruta, Vila Velha.
Na Serra, segundo o secretário de Defesa Social, Nylton Rodrigues, a defesa civil está de plantão. “Em Mar Belo, tivemos um calçamento que cedeu, mas já sinalizamos. Chegamos a ficar no nível 2 de atenção, mas agora estamos no 1, que é de observação”, destacou.
Já na praia da Meaípe, em Guarapari, devido à forte ressaca que atingiu o litoral, um comerciante, de 71 anos, ficou ferido no último sábado, quando a areia cedeu.
Previsão de chuva hoje
Além da Tempestade Tropical Iba, cujos efeitos podem chegar ao Estado até amanhã, a população deve ficar atento aos alertas meteorológicos, que podem provocar alagamentos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou no último sábado alerta para chuvas intensas, com grau de severidade em perigo potencial, para hoje.
No alerta, o instituto explica que haverá chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos, para 29 municípios, sendo eles na Grande Vitória, Região Serrana e na Região Sul do Estado.
De acordo com o meteorologista do Inmet, Thiago Carvalho, chuvas ainda mais intensas devem chegar à região metropolitana nesta quarta-feira.
“É uma tendência que está por vir para o meio desta semana, podendo ser muito mais intensa. É preciso cautela da população, podendo apresentar declínio também nas temperaturas”, alertou o meteorologista.
O meteorologista explica ainda que “a tempestade maior irá acontecer em alto-mar e a previsão é que ela volte ao oceano e diminua a sua intensidade”, concluiu.
De acordo com o Instituto Climatempo, a probabilidade de chuva para hoje é alta, apresentando 80% de chance em toda a região.
As temperaturas, segundo o órgão, também não devem ultrapassar os 30 Cº. Haverá períodos de tempo nublado, com chuva a qualquer hora.
Por Jéssica Trucat.