Geral

Entrevista: Conheça a história do vendedor “Toninho do Queijo – Maratonista”.

Pontal do Ipiranga-ES – O jornal ATV – A Tribuna do Vale, esteve no balneário de Pontal do Ipiranga, localizado no município de Linhares, que fica na região Norte do Espírito Santo e entrevistou uma pessoa folclórica entre os moradores daquela região, trata-se de um vendedor de queijo que também é maratonista, conhecida carinhosamente por todos com “Toninho do queijo – Maratonista”.

Encontramos o vendedor em um quiosque da praia de Pontal do Ipiranga vendendo os seus queijos provolone com vários sabores atendendo aos turistas e clientes do quiosque. Pedimos a atenção de Toninho que nos concedeu uma entrevista e falou um pouco de suas vida e trajetória, durante a entrevista compramos três peças do queijo que foi aprovado.

Toninho mora no município de Barra de São Francisco, na região Noroeste do Espírito Santo, tem 45 anos de idade, dos quais 25 deles dedicados à venda de queijo e à prática de corridas de maratonas. O vendedor desportista contou que atende clientes em vários municípios da região Norte e Noroeste do Estado, ele faz a sua rota e passa a semana toda vendendo os seus queijos e nas horas vagas treinando para as provas de maratona.

Os anos de trabalho proporcionaram a Toninho a confiança e amizade dos clientes que durante a semana de trabalho é acolhido em suas residências onde ele recebe convite para um bom café, almoço e até jantar. Durante os dias de trabalho ele se hospeda em hotéis e pousadas das cidades por onde passa.

Toninho contou que diariamente durante o tempo que está vendendo os seus queijos, percorre uma média de 12 quilômetros e após encerrar os trabalhos ele treina firme para as suas maratonas onde percorre mais 21 quilômetros, perfazendo um total de 33 quilômetros todos os dias.

Toninho revelou também que durante todos esses anos como maratonista já participou de 08 (oito) corridas de “São Silvestre”, 12 (doze) “Maratonas da Pampulha”, entre outras provas como as “10 Milhas Garoto”, que é disputada no Espírito Santo e a “Maratona Internacional de São Paulo”.

No final da entrevista degustamos o delicioso queijo do maratonista e aproveitamos para registrar o momento com aquela fotografia com Toninho, uma pessoa folclórica, muito simples, trabalhadora e que consegue alinhar a sua profissão com o que mais gosta de fazer, exercício e correr pelas ruas mundo afora.

Foto: João Bosco/Jornal A Tribuna do Vale.

Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias online.