Espírito Santo – Foi divulgado nesta quinta-feira (11), pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo – Detran/ES, a lista contendo os nomes dos 2.500 selecionados na terceira fase do programa CNH Social 2021. Os interessados poderão conferir o resultado que está disponível no site do órgão: www.detran.es.gov.br. A matrícula online estará disponível a partir das 15h.
De acordo com o Detran/ES, nesta fase do programa atraiu 54.754 interessados em obter a Primeira Habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro), fazer a mudança de categoria para D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta) ou para a adição de categoria A ou B.
Os candidatos foram selecionados de forma eletrônica, sem interferência humana, de acordo com os critérios do programa e com base nas informações fornecidas pelos próprios beneficiários no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Entre os critérios foram considerados a menor renda per capita, maior número de componentes no grupo familiar, candidatos com Ensino Fundamental completo, beneficiário do Bolsa Família e data e hora de inscrição. Agora, os selecionados devem realizar a matrícula on-line no site do Detran/ES, na aba ‘CNH Social’, obedecendo aos prazos para abertura e conclusão das etapas do processo de Habilitação.
O órgão destaca que não entra em contato com os candidatos para informar sobre a seleção, sendo de inteira responsabilidade do interessado acompanhar a divulgação do resultado nos canais oficiais do órgão e respeitar os prazos estabelecidos para receber o benefício.
Em 2021, o programa atraiu 59.064 candidatos para 3.000 vagas disponibilizadas na primeira fase e outros 57.456 inscritos para 2.500 vagas na segunda fase do programa.
Neste ano, foram disponibilizadas 8 mil vagas para carteiras de motorista e um investimento de R$ 11 milhões em 2021. Relançado em 2019, em quatro anos da atual gestão, serão ofertadas 25 mil carteiras de motorista gratuitamente
O programa CNH Social é uma iniciativa para que as pessoas de baixa renda no Estado possam ter acesso à carteira de habilitação e capacitação com vistas ao mercado de trabalho, além de serem sensibilizadas sobre a importância da proteção da vida no trânsito.
Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias online.