Ele voltou! João Coser está de volta ao comando Estadual do PT e vence Jack Rocha.
Deputado estadual vai comandar o partido pela quarta vez numa gestão compartilhada: após dois anos ele irá passar a presidência para a deputada estadual Iriny Lopes.
Após seis anos afastado da presidência estadual do PT no Espírito Santo, o deputado estadual João Coser está de volta ao comando da legenda. Ele venceu a deputada federal Jack Rocha, atual presidente, por 4.027 votos contra 3.102 no Processo de Eleição Direta (PED) realizado no último domingo (06).
A eleição marcou uma das disputas internas mais acirradas do partido no Estado nos últimos anos, com troca de acusações públicas, disputas por apoio de lideranças nacionais e até confusão em um debate, que terminou com a deputada estadual Iriny Lopes, aliada de Coser, hospitalizada após uma queda.
Além da eleição para presidente estadual, também foram escolhidas as chapas que formarão o diretório estadual do partido. A chapa “A estrela tem que brilhar”, encabeçada por Coser e Iriny, venceu com 3.736 votos, contra 2.671 da chapa “Construindo um novo Brasil”, liderada por Jack Rocha. Uma terceira chapa, “Resistir e lutar nas ruas e nas redes”, obteve 354 votos.
A apuração, feita com cédulas de papel, começou no domingo à tarde e só foi concluída na noite de segunda-feira (07). O resultado foi divulgado pela Comissão Organizadora Eleitoral.
Na Região Metropolitana da Grande Vitória, o resultado mostra uma divisão de forças. Coser venceu em Vitória e Vila Velha, enquanto Jack Rocha levou a melhor em Serra e Cariacica. Os dados completos dos municípios ainda não foram divulgados oficialmente.
Já no âmbito nacional os petistas capixabas também participaram da votação nacional e deram ampla maioria ao candidato Edinho Silva, que é o atual prefeito de Araraquara (SP) e candidato apoiado pelo presidente Lula. Ele obteve 5.463 votos no Espírito Santo.
Veja os resultados no Espírito Santo:
Presidente estadual:
- João Coser / Iriny Lopes: 4.027 votos
- Jack Rocha: 3.102 votos
- Brancos: 241 votos
- Nulos: 86 votos
Chapa estadual:
- A Estrela tem que brilhar: 3.736 votos
- Construindo um novo Brasil: 2.671 votos
- Resistir e lutar nas ruas e nas redes: 354 votos
- Brancos: 573 votos
- Nulos: 119 votos
Presidente nacional:
- Edinho Silva: 5.463 votos
- Valter Pomar: 1.016 votos
- Rui Falcão: 505 votos
- Romero Pereira: 20 votos
- Brancos: 293 votos
- Nulos: 157 votos
Chapa nacional:
- Derrotar a extrema-direita e construir um novo Brasil: 4.432 votos
- Em tempos de guerra a esperança é vermelha: 833 votos
- Muda PT, lutar é o caminho, Lula 2026: 434 votos
- Lula, PT e Resistência Socialista: 607 votos
- A força da militância com Edinho e Lula: 361 votos
- Campo popular: 22 votos
- Somos todos PT em movimento: 36 votos
- Virar à esquerda, diálogo e ação petista: 19 votos
- Brancos: 466 votos
- Nulos: 243 votos
Foto: Assessoria João Coser.

João Coser e Iriny Lopes vão compartilhar o mandato estadual do PT com dois anos para cada um assumir.
Promessa de gestão compartilhada
Durante a campanha, João Coser se comprometeu a fazer uma gestão compartilhada com Iriny Lopes, sua vice, prometendo inclusive renunciar ao cargo na metade do mandato em favor da deputada. A aliança entre os dois foi decisiva para a vitória, reunindo apoio de diversas correntes internas do partido.
Jack Rocha, por sua vez, contou principalmente com o apoio da corrente CNB (Construindo um Novo Brasil) e de lideranças nacionais, como a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e membros do governo federal. A eleição foi adiada de 2023 para 2024 após decisão da direção nacional do partido, que prorrogou os mandatos de todos os presidentes estaduais por mais dois anos.
“O PT precisa voltar a encantar”, diz Coser
Em nota divulgada ainda antes do resultado oficial, a chapa vitoriosa agradeceu aos militantes e reforçou o compromisso com as eleições de 2026:
“O resultado é uma vitória de cada filiado e filiada que acredita que o PT precisa estar presente nas bases, reorganizar seus diretórios, dialogar com o povo e se preparar para os desafios que estão por vir”, diz o texto, assinado por João Coser e Iriny Lopes.
O grupo também destacou como prioridade a defesa da reeleição do presidente Lula, a recondução do senador Fabiano Contarato ao Senado, e o aumento da representação do PT na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.
