Fiéis católicos carregaram a nova cruz de uma tonelada e meia até o morro do cruzeiro em Baixo Guandu-ES.
A comunidade Católica do município de Baixo Guandu, no Noroeste do Espírito Santo, realizou na manhã do último domingo (17), uma demonstração de fé e muita devoção popular, carregando nos braços o novo cruzeiro que pesa cerca de uma tonelada e meia.
O feito aconteceu após a missa que começou às 7h, em seguida os fiéis se concentraram ao lado da Igreja Matriz, e com a presença dos padres Luismar e Malvino, receberam as orientações a respeito do trajeto.
O novo cruzeiro estava estava no chão, amparada por escoras, cerca de 50 fiéis entre homens e mulheres ergueram a cruz que tem 18 metros de altura, feita de eucalipto tratado e pesando uma tonelada e meia e seguiram em caminhada penitencial.
O percurso entre a igreja e o morro do cruzeiro onde a nova cruz foi erguida, tem dois quilômetros de distância, os fiéis se revezaram em grupos de 50 pessoas e seguiram caminhando, rezando e cantando hinos religiosos.
Durante o trajeto foram feitas três paradas em memória das três quedas de Jesus até chegar ao calvário. A Polícia militar garantiu a segurança interditando a BR 269. Um carro com água dava apoio aos fiéis durante a caminhada, para suportar o forte calor que fazia.
De acordo com o Padre Luismar, o antigo cruzeiro que foi colocado em 1958, há 60 anos, já estava deteriorada com a ação do tempo, o local ganha agora um novo e digno exemplar.
“Ao colocarmos um novo cruzeiro, estamos resgatando um patrimônio religioso da comunidade católica de Baixo Guandu. aproveitamos para convidar as pessoas a fazerem uma mudança de vida”. disse o pároco.
Ao chegarem no Morro do Cruzeiro, os fiéis receberam uma fita branca onde escreveram pedidos e amarraram nos braços do novo cruzeiro. Um caminhão Munck ergueu a cruz e com a ajuda dos católicos, foi fixada em clima de muita emoção e fé.
O Morro do Cruzeiro tem um significado histórico e de fé para os católicos de Baixo Guandu, que por muitos anos fizeram procissões com o Monsenhor Alonso Leite, até o local par pedir graças, inclusive chuva, em épocas de secas prolongadas na cidade.
A Paróquia informou que vai dar um destino especial ao antigo cruzeiro, que é de peroba, serão confeccionadas várias cruzes e distribuídas aos fiéis para usarem e colocarem nas suas casas. Uma réplica do cruzeiro antigo será feita e colocada no altar da Igreja Matriz de São Pedro.
Fotos: Jornal A Tribuna do Vale.
Vídeo mostra o momento em que o novo Cruzeiro é erguido pelos católicos.
Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias online.