Geral

Frente fria avança pelo país e pode provocar chuvas no Espírito Santo neste fim de semana. Confira!

Previsão indica tempo instável a partir de sábado, com chance de chuviscos e chuva fraca em algumas regiões capixabas.

A chegada de uma nova frente fria ao Brasil nesta quinta-feira (07), promete mudanças no clima em diversas regiões do país. De acordo com o Instituto Climatempo, o fenômeno pode provocar queda nas temperaturas e aumento da nebulosidade, principalmente na região Sudeste.

No Espírito Santo, a previsão é de tempo firme nos próximos dias, mas a situação começa a mudar no fim de semana. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a quinta e a sexta-feira (08) serão de céu aberto e poucas nuvens em todo o território capixaba, sem expectativa de chuva.

Mas de acordo com o instituto entretanto, com o avanço da frente fria, os ventos marítimos devem ganhar força e provocar alterações no tempo, especialmente no litoral sul do Estado. No sábado (9), cidades da Região Sul do Espírito Santo, próximas à divisa com o Rio de Janeiro, podem registrar chuviscos ou pancadas fracas de chuva, efeito direto da umidade trazida pela frente fria.

Foto: Reprodução.

Com o avanço da frente fria que chega ao país o Espírito Santo pode ter chuva no fim de semana.

Já no domingo (10), o cenário será mais instável. A previsão é de chuva fraca ao longo do dia em grande parte do Estado, ainda que de forma esparsa. As regiões Norte e Noroeste devem ter menores volumes e menos frequência de precipitação.

Com a mudança nas condições climáticas, autoridades recomendam atenção especial para quem vive em áreas de risco ou precisa se deslocar por rodovias durante períodos de chuva. Além disso, variações bruscas de temperatura e aumento da umidade podem favorecer quadros de doenças respiratórias, especialmente entre crianças e idosos. A orientação é acompanhar os boletins meteorológicos oficiais e manter cuidados básicos com a saúde e a segurança.

Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale.