Justiça manda manifestantes liberar estrada de ferro em Baixo Guandu-ES e trens da Vale voltam a circular.
A justiça de Baixo Guandu, município que fica no Noroeste do Espírito Santo, determinou no início da noite de ontem (15), através de um pedido de Liminar deferido pelo Juiz Dener Campaneda, que os manifestantes liberassem a passagem na estrada de ferro Vitória Minas, em Baixo Guandu.
Na decisão, o magistrado entendeu que estava havendo irregularidades praticadas pelos manifestante ao bloquearem a estrada de ferro. Campaneda considerou que o direito de ir e vir, o direito a propriedade e o direito de desempenho de atividade econômica, estavam sendo desrespeitados pelos manifestantes.
Um oficial de justiça foi até o local da manifestação acompanhado da polícia militar para cumprir o mandado de reintegração, houve um início de tumulto por causa da recusa de aceitar a decisão da justiça pelos manifestantes.
Em seguida o oficial leu a decisão que determinava a saída dos manifestantes sob pena de prisão para quem resistisse e multa diária estipulada em R$ 50 mil reais.
Minutos depois do cumprimento do mandado, a linha de ferro foi liberada e o trem de minério da Vale que estava estacionado sobre os trilhos desde segunda feira (14), quando teve início a manifestação, deu partida e seguiu com destino a capital do Estado.
Inconformados os manifestantes obedeceram a decisão judicial e parte deles seguiram até a sede da Fundação Renova, próximo a Praça São Pedro, no Centro de Baixo Guandu. Três ônibus fazia o transporte dos manifestantes que afirmaram que não vão desistir e novas estratégias serão tomadas a partir de hoje (16).
Confira os vídeos e fotos no momento da desocupação:
Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias online.