No próximo domingo vai começar o horário de verão. Confira!

Começa no próximo domingo, dia 04 de novembro o horário de verão 2018/2019. A partir da meia noite de sábado (03), todos os relógios de parte das regiões brasileiras terão que ser adiantados em uma hora.

O Horário de Verão consiste no adiantamento do relógio durante as estações do verão e primavera, onde os dias são mais longos. O objetivo é ajudar no racionamento de energia elétrica, fazendo as pessoas aproveitarem mais a iluminação natural do Sol.

Os Estados que vão ter o novo horário são os de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.

O governo havia anunciado no início de outubro que o horário de verão seria adiado para o dia 18 de novembro para atender um pedido do Ministério da Educação devido a realização das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece nos dois primeiros domingos de novembro.

De acordo com o MEC (Ministério da Educação e Cultura), os candidatos podem perder o exame com a alteração do horário da mudança dos relógios acontecendo no mesmo dia da realização das provas..

As empresas aéreas passaram a pressionar o governo a retomar a data original principalmente pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), que representa as maiores empresas áreas do Brasil. A entidade argumentou que a mudança poderia afetar cerca de 42 mil vôos.

A Abear disse ainda que “Essa mudança trará sérias conseqüências para o planejamento da operação aérea e, conseqüentemente, para os consumidores com volume expressivo de passageiros podendo perder vôos, pois os bilhetes foram adquiridos com antecedência”.

O fim do horário de verão 2018/2019 terminará às 00h do dia 17 de fevereiro de 2019, fazendo com que os relógios sejam atrasados em uma hora, nos estados em que o Horário de Verão é válido.

Redação: Jornal TV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp

Notícias Recentes

Portal de notícias de Baixo Guandu e região Vale do Rio Doce. Desde 2018.