Geral

Peixes aparecem mortos na praia de Camburi em Vitória.

Centenas de peixes apareceram mortos na manhã desta quarta na prais de Camburi.

Cartão-postal de Vitória, a Praia de Camburi amanheceu nesta quarta-feira (18) repleta de peixes mortos. A cena, que ainda não tem causa confirmada, acontece após dias de fortes chuvas na Capital. Entretanto, não há vestígios de combustíveis, minério ou produtos químicos nos bichos que justifiquem a mortandade, de acordo com o Iema.

Os animais, que têm até 50 centímetros, são flagrados na quebra das ondas – no mar – e na faixa de areia próxima à água.

Urubus aproveitaram e se alimentaram dos peixes mortos na prais de Camburi.

De acordo com Vanda Lopes, que caminhava quando viu a situação, o que impressionou foi o tamanho dos peixes e a quantidade em que eles estavam. “Era muito peixe. Dava pena. Eu não sei de que espécie, mas eram grandes, e nessa quantidade eu não me lembro de ter visto nunca em Camburi”, pondera.

O presidente da organização não governamental (ONG) Juntos SOS ES Ambiental, Eraylton Moreschi, recebeu imagens de um dos integrantes do grupo que preside, e elas mostravam a mortandade dos peixes na noite desta terça-feira (17). “Quem fez

ANÁLISES

Questionada, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam), informa que enviou à praia na tarde desta terça-feira (18) dois biólogos para fazer um levantamento da situação. O órgão explica que ficais também acompanharam a ação e foram recolhidas amostras que serão encaminhadas para análise em laboratório.

Já o Instituto Estadual de Meio Ambiente Recursos Hídricos (Iema), pondera que após receber a denúncia dos peixes mortos, enviou uma equipe de fiscalização ao local para analisar o ocorrido. De acordo com o órgão, não houve constatação de nenhum combustível, minério ou produto químico que pode ter causado a morte dos animais. O Iema reitera que a responsabilidade de retirada dos peixes das praias é do município.

Fonte: Gazeta online.