Protesto de pescadores fecha estrada de ferro em Baixo Guandu-ES. Confira!!!
A manifestação dos pescadores dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, que teve início na manhã desta segunda feira (14), na frente da Sede da Renova em Baixo Guandu, no Noroeste do Espírito Santo, prosseguiu com o fechamento da estrada de ferro Vitória a Minas, por volta das 11h, próximo a ponte de ferro em Baixo Guandu.
De acordo com os organizadores do Ato, 500 manifestantes participam dos protestos contra a decisão judicial que permite a Samarco descontar no pagamento das indenizações – por danos morais e lucros cessantes – o valor já pago em auxílios emergenciais mensais.
Haviam manifestantes de vários municípios dos dois Estados. A Polícia Militar acompanhou todo o protesto, se limitando a interditar as ruas para o tráfego de veículos. O comandante da 2ª Cia do 8º BPM, capitão Wagner Batista, disse que vai continuar acompanhando o protesto com “toda a cautela” e entregou um documento aos líderes do movimento, que prevê multa, por decisão judicial, em caso de interrupção da estrada de ferro.
O prefeito municipal de Baixo Guandu, Neto Barros que representa os municípios no Comite Interfederativo, participou das manifestações e deu apoio aos pescadores. Em um discurso áspero o prefeito disse:
“A manifestação é legítima. A Samarco e suas controladoras Vale e BHP estão tratando toda esta tragédia com descaso, postergando soluções que deveriam ter sido colocadas em prática há muito tempo. A união de todos é importante para termos respostas ao maior desastre ambiental da história do país”.
Fotos: Internautas parceiros do jorna A Tribuna do Vale:
Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias online.