Qualitá: conheça a primeira casa de carnes especializada em “Dry Aged” no Espírito Santo.
Em abril, a Mata da Praia recebe a primeira casa de carnes Dry Aged do Espírito Santo. A Qualitá Carnes Nobres, empreendimento de Jean Estevão e Rodrigo Ribeiro, oferecerá pratos com carnes bovinas que podem ser até quatro vezes mais macias que a carne in natura. O segredo está no processo de maturação conhecido como Dry Aged.
Jean Estevão, sócio da casa, explica que “O Dry Aged é um processo de maturação controlado da carne bovina que pode chegar a 120 dias. Com 30 dias de maturação, a carne fica duas vezes mais macia, com toques amendoados e manteiga. A maturação de 60 dias dá toques de blue cheese e ainda mais maciez à carne. Após 3 meses, a carne se torna até quatro vezes mais macia.”
A proteína utilizada pela casa será de criação própria, na Estância Qualitá, localizada na Serra, que já conta com 200 cabeças de bovinos da raça Angus. O gado será selecionado geneticamente e confinado com técnica que favorece o marmoreio da carne.
Os cortes poderão ser selecionados pelos clientes e preparados na própria casa, onde estarão a disposição outros itens como charcutaria das montanhas capixabas, cervejas e drinks.
Jean conta que a ideia não é criar somente um açougue, mas sim uma marca que remeta a carnes de qualidade. “Estamos realizando investimentos para que o cliente tenha uma experiência única no consumo de carnes nobres.”.
Segundo Jean, a Qualitá projeta ter um rendimento de 1 tonelada de proteína por mês. O investimento no restaurante e na criação de gado Angus totalizam R$ 1,3 milhão.
Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale.
Por: Ricardo Frizera/Mundo Business.