Nova “teoria” aponta que o mundo vai acabar no dia 23 de setembro
Uma nova teoria afirma que o mundo está bem perto do fim. Segundo o astrólogo David Meade, o dia 23 de setembro será o último do planeta Terra.
Mas essa não deve ser a primeira vez que você lê algo assim. De acordo com historiadores, é antiga a tentativa da humanidade de tentar prever o seu fim e isso fica ainda mais intenso em anos próximos a troca de milênios.
O historiador Fernando Achiamé afirma que essas tentativas de prever o fim do mundo podem estar relacionadas com a consciência do homem de que vai morrer. “A vida de cada um de nós acaba. O ser humano se diferencia dos outros animais por essa consciência. Ele também já viu cidades acabarem e muitas vezes amplia essa explicação de que tudo tem um começo e um fim para o mundo e conclui que ele vai acabar também”.
Já o historiador Silas Raasch lembra que a afirmação de que um dia o mundo – pelo menos como o conhecemos – vai acabar está presente em muitas culturas e religiões e afirma que muitas vezes as previsões de uma data surgem da má interpretação de uma cultura por outra.
“Isso aconteceu com o calendário maia, por exemplo. O calendário maia acaba e muitos interpretaram que o mundo acabaria na data em que ele se encerra. Mas o calendário maia foi gravado em uma pedra. Pedras têm um tamanho limitado, não dava para gravar todos os dias infinitamente. Então, provavelmente foi escolhida uma data que representava a conclusão de um ciclo. Mas como não temos compreensão de 100% dessa cultura, por mais indícios que tenhamos dela, as pessoas podem interpretar isso de uma forma equivocada”.
Ele também destaca que, como no cristianismo, na maioria das culturas e religiões são apontados indícios do fim do mundo e não uma data precisa. “Nem sei porque as pessoas querem tanto acertar a data do fim do mundo. Se elas estiverem certas, nem terá ninguém aqui para reconhecê-las”, brinca.
Reportagem: Keyla Cezini