Operação “Meandros” da PF cumpre mandado de busca e apreensão em Colônia de Pescadores de Baixo Guandu.
Foi deflagrada na manhã desta terça feira (26), pela Polícia Federal do Espírito Santo, a operação denominada “Meandros”, para combater a corrupção e fraudes nas emissões de licenciamento de pescadores profissionais para receberem indenizações da Samarco.
A operação contou com cerca de 55 policiais federais, que cumpriram Mandados de busca e apreensão nos municípios capixabas de Vitória, Vila Velha e Baixo Guandu, e em Brasília no Distrito Federal.
A operação abrange residências dos investigados, a Sede da Associação de Pescadores Colônia Z-12 em Baixo Guandu, escritório de advocacia em Vila Velha e o próprio escritório Federal de Aquicultura e Pesca que fica na capital Vitória-ES.
No município de Baixo Guandu, que fica na região Noroeste do Espírito Santo, era por volta das 7h da manhã quando agentes federais chegaram em uma viatura caracterizada em uma Associação de Pescadores na Rua Hugo Lopes Nale, no Centro de Baixo Guandu.
O mandado autorizava a busca de vários documentos relativos a atividades pesqueira, como blocos de requerimentos de protocolos de pescadores profissionais, listagens de pescadores, extratos bancários, requerimentos de indenizações, entre outros.
Ao serem recebidos pelos dirigentes da Associação os federais observaram que o endereço não era o da Colônia Z-12, que é alvo da investigação e sim da Associação de Pescadores “Renovo do Vale”, que é de utilidade pública Municipal e Estadual.
Conversamos com o ex presidente da Associação que nos afirmou que a entidade está totalmente regular e seus cadastros possuem cerca de 36 pescadores, todos legalizados, vieram no lugar errado, mas estamos mostrando tudo aos policiais, disse o pescador.
Conseguimos falar também com um dos agentes da Polícia Federal que prontamente nos atendeu e confirmou o erro de endereço do Mandado, tomaram ciência de onde se localiza a Colônia Z-12, mas disseram que outra equipe deverá dar prosseguimento.
Cópia do mandado de busca conseguido com EXCLUSIVIDADE por nossa reportagem:
Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias online.