São Mateus-ES – Na sessão ordinária da última terça-feira (26), a câmara municipal de vereadores de São Mateus, na região Norte do Espírito Santo, aprovou a abertura do processo de impeachment contra o prefeito da cidade, Daniel Santana Barbosa, o Daniel da Açaí (sem partido).
Foram oito votos a favor da abertura do processo de impeachment e dois contrários, o vice-presidente da Casa, Kacio Mendes (sem partido), e Cristiano Balanga (PROS). O presidente da câmara, Paulo Fundão (PP), não votou, pois não participa de votação de maioria simples.
Quem protocolou o pedido para abertura do processo de impeachment foi um morador de São Mateus, que se baseou nas investigações da Polícia Federal, que apontou Daniel da Açaí como líder de um suposto esquema de fraudes em licitações, superfaturamento de contratos e lavagem de dinheiro na prefeitura.
No dia 28 de setembro foi deflagrada a Operação Minucius, da Polícia Federal, onde trouxeram as denúncias à tona. Além do prefeito, foram presas outras seis pessoas, entre servidores da prefeitura e empresários, todos suspeitos de envolvimento no suposto esquema.
Logo após a aprovação do pedido de impeachment, o Legislativo municipal formou uma Comissão Processante, que será responsável por produzir o relatório, se baseando nas denúncias e nas alegações apresentadas pela defesa de Daniel da Açaí.
A comissão é composta por três vereadores: Carlinho Simião (PODEMOS), Cristiano Balanga e Gilton Gomes (PSDB). Simião é o presidente e Balanga, o relator.
Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias online.