Com 27 votos, deputado Rodrigo Coelho é eleito conselheiro do TCES
Com 27 votos, o deputado Rodrigo Coelho foi eleito como o novo conselheiro do Tribunal de Contas numa sessão marcada por vaias, aplausos e gritos de “vergonha” vindos da galeria. Outros seis candidatos também disputaram.
A votação foi nominal e os 30 deputados votaram. Antes, o deputado Sergio Majeski pediu ao presidente Erick Musso que permitisse que os candidatos tivessem 10 minutos para se apresentar, mas teve o pedido negado.
O deputado Dary Pagung, ao votar, retirou a sua candidatura e votou em Rodrigo Coelho. O mesmo fez o deputado Josias Da Vitória, que tinha inscrito o conselheiro substituto Marco Antônio da Silva para a disputa.
Os outros votados foram Marco Antônio, com um voto do deputado Theodorico Ferraço; Aleksander Binda, com um voto de Majeski, e Jaderval Freire, que foi indicado e votado pelo deputado Euclério Sampaio.
Parabenizado pelos colegas, Rodrigo Coelho subiu para a tribuna da Assembleia sob os gritos de “vergonha” vindos da galeria, que estava tomada por manifestantes contrários à indicação política de conselheiros do Tribunal de Contas.
Rodrigo abriu mão de fazer o discurso pronto que havia preparado, agradeceu a votação e pediu a chance de poder mostrar um bom trabalho no Tribunal. “Criminalizar a política não é o caminho”, afirmou, em sua defesa, dizendo também que na política há pessoas boas e más, preparadas e despreparadas.
O próximo passo agora é Rodrigo renunciar ao cargo e se desfiliar do seu partido, o PDT. A previsão é que ele já tome posse no Tribunal na próxima segunda-feira.
Fonte: Tribuna online.