Cresce o número de casos de leishmaniose em Baixo Guandu-ES.
Os moradores de Baixo Guandu-ES, região Noroeste do Estado, estão preocupados com o crescente aumento no número de casos de leishmaniose, somente neste ano 14 (quatorze) casos foram confirmados no município.
Dona Juraci moradora do Bairro Rosário I foi uma das vítimas da doença, foram 43 dias de internação em Vitória, começou com uma forte infecção urinária seguido de muita febre, dor no corpo e inchaço nas pernas afirmou, confirmou em entrevista a Sr.ª Juraci.
Agentes da vigilância em saúde iniciaram um trabalho de bloqueio do mosquito no Bairro Rosário I, local de maior concentração de casos da doença e pediram a população que ajudem a eliminar o mosquito, limpando os quintais, lotes, terrenos baldios, etc. Pois entulhos, sujeira, material orgânico e fezes de animais são os principais criadouros do mosquito “palha” o transmissor da leishmaniose.
Phlebotomus pappatasi é o transmissor da leishmaniose.
A forma de proliferação desse mosquito se difere do mosquito da dengue que é na água enquanto a do mosquito palha é no lixo e matéria orgânica. A forma de contaminação se dá quando o mosquito pica um animal contaminado e depois pica o homem.
A vigilância está fazendo também no município várias análises em animais para fazer um controle e monitoramento na proliferação da doença. No início deste mês um senhor de 43 anos de idade veio a óbito depois de ter o seu quadro de saúde agravado pela doença.
Redação: A Tribuna do Vale.