Espírito SantoGeral

Mudança de sexo: 50 pessoas estão na lista no Espírito Santo.

De acordo com a ginecologista Neide Aparecida Boldrini, que é coordenadora do Ambulatório de Diversidade de Gênero do Hospital das Clínicas (Hucam). Cerca de 50 pessoas no Espírito Santo, aguardam na fila para mudar de sexo

Através de reuniões mensais, chamadas de “acolhimento”, o ambulatório faz o acompanhamento de 201 pessoas por ano. Destas, em média, 50 pessoas (25%), manifestam o desejo de mudar de sexo.

A ginecologista afirmou que devido a demanda ser muito grande, vai ser criado uma lista de espera, para organizar melhor a realização desse procedimento, que é feito no Estado.

Apesar de o procedimento cirúrgico ser feito no Estado desde a década de 90, apenas a partir de 2016 os números passaram a ser contabilizados. “Nos últimos três anos, 21 pessoas foram operadas, sendo cinco em 2019. Porém, nossa meta é fazer 12 cirurgias por ano, sendo seis femininas e seis masculinas”, disse Neide Aparecida.

SERVIÇO:

Ambulatório de Diversidade de Gênero
– Quem tem interesse de mudar de sexo, deve ter mais de 18 anos e fazer um agendamento na casa 2 do ambulatório do Hospital das Clínicas, (Hucam), em Vitória;
– É preciso fazer acompanhamento por ao menos dois anos, além de ter feito avaliação psicológica e psiquiátrica;
– Mais informações: 3335-7180.

Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias online.