Tribunal de Justiça do ES manda mais de 150 presos do regime semiaberto cumprir pena em casa.
Cerca de 150 detentos que cumpriam as suas penas no regime semiaberto tiveram os seus regimes modificados para prisão domiciliar. A decisão foi dos juízes do Tribuna de Justiça o Espírito Santo.
De acordo com a justificativa dos juízes, a iniciativa foi tomada devido a pandemia do Novo Coronavírus. As autoridades temem uma transmissão da doença no sistema prisional.
Serão beneficiados coma mudança os presos que se encaixam no grupo de risco para o Covid-19, como idosos, hipertensos, diabéticos e portadores de problemas respiratórios. Os detentos que tiveram o regime modificado deverão usar a tornozeleira eletrônica.
Segundo a Secretaria da Justiça do Estado (Sejus), atualmente existem 684 presos monitorados por meio das tornozeleiras eletrônicas. Com o equipamento, é possível acompanhar a localização do preso, e um alerta é feito quando o equipamento é descarregado, desconectado ou circula fora da área de abrangência autorizada.
A Sejus informou ainda que entende a decisão do Poder Judiciário e acredita ser uma importante iniciativa de prevenção do covid-19.
Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias online.