Internacional

Cinquenta e uma crianças brasileiras estão separadas dos pais nos EUA

Existem 51 crianças brasileiras separadas dos pais, depois de terem cruzado a fronteira entre o México e os Estados Unidos. A informação foi confirmada n segunda feira (25), pelo cônsul-geral adjunto do Brasil em Houston, Felipe Santarosa, esse número para o governo brasileiro era de 49 crianças até na sexta feira (21).

De acordo com Santarosa em breve deve acontecer o encontro de uma das crianças com a mãe. “Eu espero que o menino consiga sair esta semana já”, disse o cônsul-geral adjunto à Agência Brasil. Ele informou que o menino, de 9 anos, está em um abrigo perto de Houston, e sua mãe, no estado de Massachusetts, depois de ter tido liberdade condicional concedida na quarta-feira (20) pela Justiça norte-americana.

Uma  assistente social do abrigo está providenciando os papéis para promover o reencontro da família. Mãe e filho já conversaram por telefone. Até que a justiça finalize o processo e decida se ela pode ficar no país ou será deportada, a família permanece nos Estados Unidos.

O cônsul informou que a criança está sendo bem tratado. “É claro que ele está em um abrigo, está há 20 dias dentro de um abrigo. Mas o abrigo tem uma escola, ele tem freqüentando aulas nessa escola, me pareceram condições geralmente boas. Ele está sendo bem alimentado, é claro que psicologicamente é uma situação um pouco mais difícil”.

Desde maio, a política do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de tolerância zero com a imigração ilegal, levou à separação de mais de 2 mil crianças de suas famílias ao passar pela fronteira entre México e Estados Unidos. Na quarta-feira (20), depois de muita pressão doméstica e internacional, Trump assinou um decreto executivo que poria fim à separação das famílias. A solução deve ser manter as crianças presas ao lado dos pais.

Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias internacional.