Geral

30 pessoas por hora no Estado são vítimas do Golpe da internet de graça

Mais um golpe está sendo disseminado pelo WhatsApp, desta vez é a promessa de internet de graça ao alcance de todos. Só no Estado do Espírito Santo, 30 pessoas são vítimas por dia, na falsa promessa que é atrativa e desperta ser uma vantagem tentadora.

O laboratório especializado em cibersegurança da PSafe (dfndr lab), fez um levantamento onde ponta que, no País, foram 45 acessos por minuto a esse novo golpe desde a última semana, quando ele começou a circular. Um anúncio que aparece no  aplicativo de mensagens oferece até 20 GB de internet gratuita por até 60 dias para usuários de qualquer operadora de telefonia móvel no Brasil.

Quando o usuário clica no link, ele é direcionado para uma página falsa, que apresenta um número fictício de quantidade de pacotes gratuitos disponíveis para a escolha.

Perguntas do tipo: “Quantos dias de internet gratuita você deseja ativar?” e “Quantos GB você gostaria de receber de sua operadora?”, são feitas pelo site. Ao final do questionário, o usuário é informado de que precisa compartilhar o conteúdo com vários amigos no WhatsApp.

“Se o usuário está ligado em rede wi-fi, ele é direcionado para um sistema que tenta baixar um aplicativo malicioso. Se a pessoa aceitar e instalar, infecta o celular dela. Com isso, um hacker tem acesso a arquivos e informações do dispositivo.” Então fique atento para não ser mais uma vítima do golpe.

Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias.