Baixo Guandu-ES – Começou ontem, terça-feira (05), e vai até o próximo dia 16 de Março, o mundial de P
parapente que acontece no município de Baixo Guandu, na região Noroeste do Espírito Santo. O palco da competição é a Rampa do Monjolo, uma das melhores do mundo.
Desde o último final de semana, já era possível perceber na cidade os primeiros movimentos da competição, pilotos de todo Brasil e diversos países do mundo, chegando e circulando pelo município, com aglomerações na frente de hotéis de Baixo Guandu.
Após cinco anos, desde 2019, o mundial de parapente retorna a Baixo Guandu, que foi intitulado como a “capital estadual do voo livre”, título concedido pelo ex-governador Paulo Hartung. O governo do Estado através da lei estadual de incentivo ao esporte, garantiu o mundial de parapente em 2024 em Baixo Guandu.
O voo livre através de suas competições estaduais, nacionais e mundiais, quando são disputadas na cidade, impulsionam a economia local, movimentando vários setores do comércio como bares, restaurantes, lojas de roupas, farmácias, supermercados, hotéis, etc.
A expectativa é que sejam movimentados mais de um milhão no comércio local. Centenas de pilotos de vários países estarão no município durante os doze dias da competição. Essa modalidade esportiva projetou o município de Baixo Guandu na rota mundial do turismo.
De acordo com a organização do Mundial, a competição conta com a presença de 130 pilotos de 36 países. A região está encantada com o céu colorido que se forma no momento em que os pilotos decolam.
Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias online.