Dentre os 78 municípios capixabas, o município de Baixo Guandu, localizado no Noroeste do Espírito Santo, se destacou figurando na 19ª posição, na lista dos municípios que mais reduziu burocracias na hora de abrir um negócio.
O cidadão que quiser abrir o seu próprio negócio no município, vai perceber a facilidade de conseguir a documentação necessária. Em apenas 15 minutos o CNPJ é gerado e o Alvará provisório sai em apenas 24 horas. Em casos de atividades mais complexas, que exigem licenciamento ambiental, o prazo é diferente.
O prefeito Neto Barros, um defensor do desenvolvimento do município. destacou que “desde o ano passado Baixo Guandu já opera com esta facilidade para quem quer empreender, livrando o investidor daquela burocracia infinita que atrapalha um bom ambiente de negócios”.
Para a secretária municipal de Desenvolvimento, Luciane Cardoso, Baixo Guandu conseguiu desenvolver muito bem este bom ambiente de negócios, fundamental para quem quer empreender.
“O guanduense é por natureza um empreendedor e queremos fomentar esta forte qualidade, especialmente através de acesso ao crédito e da profissionalização, buscando sempre um ambiente favorável ao desenvolvimento”, disse Luciane, que assumiu a secretaria no mês passado.
O grande avanço econômico de Baixo Guandu desde 2013, teve como um dos motivadores a dinâmica da gestão pública municipal em facilitar o ambiente de negócios, conforme o próprio levantamento do Anuário Capixaba.
Redação: A Tribuna do Vale com informações da SECOM/PMBG.