Economia

Inflação oficial registra menor nível para novembro desde 1994, diz IBGE,

De acordo com os dados do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na manhã desta sexta-feira (7). A inflação oficial registrou o menor nível para novembro desde 1994, período que começa a série histórica. No mês, o indicador registrou -0,21%.

Quando o IBGE aponta deflação, significa que os preços dos produtos e serviços ficaram mais baratos para os brasileiros. Em 2017, a taxa foi de 0,28% e foi a primeira negativa para o mês no período. De janeiro deste ano até novembro, a inflação registrou 3,59%.

O grupo de transportes (-0,74%) foi o maior influenciador do resultado do mês. A energia elétrica foi a responsável pelo maior impacto negativo no índice, com queda de 4,04%.

Segundo o analista de Índice de Preços, Pedro Costa, houve mudanças na bandeira tarifária. “Estava no patamar dois da bandeira vermelha e passou a ser amarela. Isso foi o principal”, afirma.

Quem também teve impacto importante foram os combustíveis, com impacto de -0,14 ponto percentual no índice geral.

Os grupos de saúde e cuidados pessoais (-0,71%) e habitação (-0,71%) também tiveram redução nos preços.

Na contramão da tendência geral de queda de preços, os alimentos e bebidas fecharam o mês com aumento nos preços. Para Costa, “o que ajudou a conter um pouco a queda nos preços foi a Alimentação, principalmente por conta das altas do tomate, da cebola e da batata inglesa”.

O IPCA é o indicador que mede a inflação de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo brasileiro e abrange famílias com rendimento de um (R$ 954) a 40 (R$ 38.160) salários mínimos. A pesquisa considera as regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, além do Distrito Federal e dos municípios de Goiânia e Campo Grande.

Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias online.