Novo sistema lançado pelo BC permite pagar contas no Paraguai em reais. Entenda!

Um novo sistema de pagamentos em moeda local, o chamado “SML”, será operado por Brasil e Paraguai na semana que vem, já na segunda feira (06). Com o sistema, empresas brasileiras e paraguaias poderão pagar compromissos financeiros no país vizinho com a moeda local, sem a necessidade de um contrato de câmbio.

Por exemplo, uma conta em guaranis poderá ser paga normalmente por uma ordem de pagamento em reais, dispensando a velha transação financeira de compra e venda de dólares no Paraguai.

De acordo com o BC – Banco Central, o novo sistema vai permitir ainda pagar e receber valores relacionados a importações e exportações, além de serviços associados, como fretes e seguros. O SML também permite o pagamento de outros compromissos financeiros, como aposentadorias e pensões.

Dois outros países da América do Sul já operam com esse sistema, Argentina e Uruguai. No ano de 2017 foram realizadas 7 mil operações  entre brasileiros e argentinos em um montante que superou R$ 2,3 bilhões. Com os uruguaios, foram mais de 600 operações com o Brasil que ultrapassaram R$ 100 milhões no ano passado.

Ao permitir o pagamento em moeda local, o BC espera que as transferências entre os dois países sejam mais baratas e eficientes. “Essas vantagens deverão aumentar o nível de acesso dos pequenos e médios agentes ao comércio de bens e serviços entre os dois países e aprofundar a utilização das respectivas moedas nacionais”, diz o BC.

Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias online.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp

Notícias Recentes

Portal de notícias de Baixo Guandu e região Vale do Rio Doce. Desde 2018.