Primeira parcela do 13º salário deverá ser paga nesta quinta-feira. Veja!

A primeira parcela do 13º salário será quitada nesta quinta-feira (30), a segunda e última parcela, será paga a partir de amanhã (1º de dezembro), tendo o prazo até o próximo dia 20 de dezembro.

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a economia brasileira vai receber uma injeção de R$ 291 bilhões de reais neste ano. A média que cada trabalhador deverá receber é de R$ 3.057.

As regras dessas datas valem somente para os trabalhadores na ativa. Como nos últimos anos, o13º dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi antecipado. A primeira parcela foi paga entre 25 de maio e 8 de junho. A segunda foi depositada de 26 de junho a 7 de julho.

De acordo com a Lei 4.090/1962, que criou a gratificação natalina (décimo terceiro), têm direito ao benefício, todos os aposentados, os pensionistas e aquele que trabalhou com carteira assinada por pelo menos 15 dias.

Dessa forma, o mês em que o empregado tiver trabalhado 15 dias ou mais será contado como mês inteiro, com pagamento integral da gratificação correspondente àquele mês. Trabalhadores em licença maternidade e afastados por doença ou por acidente também recebem o benefício.

No caso de demissão sem justa causa, o décimo terceiro deve ser calculado proporcionalmente ao período trabalhado e pago junto com a rescisão. No entanto, o trabalhador perde o benefício se for dispensado com justa causa.

Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias online.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp

Notícias Recentes

Portal de notícias de Baixo Guandu e região Vale do Rio Doce. Desde 2018.