Economia

Termina hoje o prazo para declaração anual do MEI. Veja como fazer!

Atenção você que é MEI (Microempreendedor Individual), fique atento pois o prazo de entrega da Declaração Anual Simplificada (DASN-SIMEI), termina hoje, sexta-feira (31). O governo federal prorrogou o prazo para os MEI estabelecidos no Rio Grande do Sul (RS), para o dia 31 de julho, conforme a Resolução CGSN nº 175, de 10 de maio de 2024.

O MEI que não entregar a declaração dentro do prazo estabelecido fica sujeito a pagar multa à multa de 2% ao mês de atraso, limitada a 20% sobre o valor total dos tributos declarados, ou mínimo de R$ 50,00. A multa é emitida automaticamente após a transmissão da declaração. 

A DASN SIMEI pode ser transmitida pelo APP MEI ou pelo Portal do Simples Nacional. Está obrigado a declarar o empresário individual que foi optante em algum período de 2023.  A DASN-SIMEI é um documento que o MEI deve enviar anualmente à Receita.

O faturamento bruto e o número de funcionários são algumas das informações coletadas por meio deste registro. De acordo com o Sebrae, aproximadamente 15,7 milhões de declarações são esperadas neste ano. Todos os microempreendedores individuais, incluindo aqueles que não tiveram faturamento em 2023, são obrigados a realizar a declaração.

Na declaração, é preciso informar o valor total da Receita Bruta obtida no ano passado com a venda de mercadorias ou a prestação de serviços, além de indicar se houve registro de empregados.

Segue o passo a passo para o MEI seguir na hora de fazer a sua declaração:

  1. Acesse o Portal do Empreendedor e selecione a aba “já sou MEI”;
  2. Escolha a opção “Declaração Anual de Faturamento” e clique em “entregar a declaração”;
  3. O CNPJ do MEI será solicitado. Depois, escolha o ano que deseja declarar e preencha os dados com as receitas obtidas. Uma tela com o resumo dos valores dos impostos pagos naquele ano será aberta;
  4. Por último, é só o MEI clicar em transmitir. Nos casos de não movimentação ou faturamento, os campos de Receitas Brutas, Vendas e/ou Serviços devem ser preenchidos com o valor de R$ 0,00 – indicando que, de fato, não houve rendimentos.

*Saiba mais informações sobre o preenchimento da declaração acessando o Manual da DASN Simei

Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale com informações da Gazeta Brasil.