Luto no Samba: Morre o cantor Ubirany do grupo Fundo de Quintal vítima de Covid-19.

A música brasileira, em especial o Samba está de luto, morreu na manhã desta sexta feira (11), em um hospital do Rio de Janeiro, o cantor Ubirany Félix do Nascimento (Ubirany), um dos fundadores do grupo Fundo de Quintal, um dos mais famosos grupo de samba do Brasil.

O sambista, que tinha 80 anos de idade, estava internado depois de ter testado positivo para a Covid-19 e ter apresentado complicações em seu quadro de saúde. O grupo divulgou uma nota lamentando o falecimento do integrante. (Confira a íntegra ao fim da reportagem).

Na década de 70 Ubirany ajudou a fundar o grupo “Fundo de Quintal” e foi o responsável por introduzir o repique de mão no mundo do samba, instrumento que deu identificação ao grupo musical.

Foto: Reprodução.

Ubirany ajudou a fundar o grupo “Fundo de Quintal”
O Grupo “nasceu em um quintal”

Foi no quintal da cantora Elza Soares que o grupo Fundo de Quintal nasceu, em Jacarepaguá. O quintal da Elza deu nome ao grupo, que é um dos mais importantes da história do samba.

A nova geração toda de sambistas e pagodeiros tem influência do Fundo de Quintal e tudo começou no Cacique de Ramos. Beth Carvalho conheceu o pessoal em 1977, ainda amadores, e deu aquele empurrão na carreira do grupo. Em 2018, o grupo lançou um DVD para comemorar a longa carreira.

Nota do grupo Fundo de Quintal:

“É com grande lamento que o grupo Fundo de Quintal, por meio de sua assessoria de imprensa, vem a público informar o falecimento, na manhã desta sexta-feira (11), de Ubirany Félix do Nascimento, o ‘nosso querido’ Ubirany, aos 80 anos de idade. O sambista estava internado no hospital por complicações decorrentes de sua contaminação por Covid-19. A assessoria informará, posteriormente, questões sobre velório e sepultamento do sambista. Pedimos respeito ao luto de amigos e familiares, que se manifestarão em momento oportuno e espontâneo”.

Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias online.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp

Notícias Recentes

Portal de notícias de Baixo Guandu e região Vale do Rio Doce. Desde 2018.