HTML Widget previsão do tempo por Weatherwidget.org
Utilidade Pública: SAAE de Baixo Guandu explica como é apurado o consumo de água mensalmente. - A Tribuna do Vale

Utilidade Pública: SAAE de Baixo Guandu explica como é apurado o consumo de água mensalmente.

Muitos consumidores ainda têm dúvidas sobre como o SAAE apura o consumo de água de seu imóvel. Por isso vamos dar algumas informações para que você acompanhe corretamente a quantidade de água que consome mensalmente.

Como é apurado o consumo mensal de cada unidade consumidora?

Mensalmente os leituristas saem a campo e coletam as leituras dos hidrômetros de cada unidade consumidora. O consumo mensal é a diferença entre a leitura atual e a leitura do mês anterior, conforme ilustração abaixo:

Como é feita a leitura do hidrômetro?

Cúpula do hidrômetro.

O Saae fatura a cobrança pelo uso da água em m³ (metros cúbicos).

Números Pretos: indicam o volume em metros cúbicos (1 m³ = 1.000 litros) e são utilizados pelos leituristas para apurar o consumo mensal.

Números Vermelhos: indicam o volume em litros. Esses números são interessantes, por exemplo, quando o consumidor quer saber a quantidade de água utilizada na realização de alguma tarefa ou mesmo monitorar um possível vazamento em seu imóvel.

Importante: a hélice preta central e os ponteiros vermelhos só giram com a passagem da água.

O SAAE atualmente utiliza a impressão de faturas simultânea; assim que os leituristas coletam as leituras, as faturas já são entregues. Desta forma, o consumidor poderá conferir imediatamente o consumo e a leitura.

De posse da leitura do hidrômetro e da identificação (“NÚMERO DO HIDRÔMETRO”), havendo divergência entre os números, o consumidor deverá solicitar ao SAAE que o leiturista proceda outra aferição.

Se observar um consumo fora da sua média de uso, o consumidor deverá observar se o hidrômetro gira sem ninguém estar utilizando água no imóvel. Caso isso ocorra, é uma evidência de que há vazamento no imóvel. Assim, o consumidor deverá entrar em contato com o SAAE e solicitar a visita de um técnico, para fazer uma vistoria no imóvel.

Outras informações sobre o hidrômetro

A cúpula é giratória. Deve ficar posicionada de forma a facilitar a leitura.

O lacre não poderá ser removido.

O número do hidrômetro está impresso em sua conta de água.

A seta indica o fluxo da água, portanto a correta instalação do hidrômetro.

Mais informações você encontra na página do SAAE na Internet: saaebgu.es.gov.br ou pelos telefones (27) 3732-1117 e (27) 9 9261-8935.

Redação: Jornal A Tribuna do Vale por Guilherme Augusto Zacharias.