1.517 presos serão liberados na “saidinha” do Dia das Mães no Estado

Por decisão da Justiça, 1.517 presos, que cumprem pena em regime semiaberto nos presídios do Estado, receberão o benefício da saída temporária, a chamada “saidinha”. Por conta do Dia das Mães, eles ficarão sete dias em casa, com seus familiares. As informações são da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus).

A “saidinha” está prevista na Lei de Execução Penal e o benefício pode ser concedido a todos os presos que cumpram os requisitos estabelecidos, como bom comportamento.

“As saídas funcionam como uma preparação e adaptação do preso ao retorno do convívio em sociedade, uma vez que os presos do regime semiaberto estão próximos de ganhar a liberdade”, informou a Sejus, em nota.

Em 2017, por determinação da justiça, 1.510 detentos receberam o benefício da saída temporária no Dia das Mães. Desse total, 27 não retornaram, ou seja, um índice de 1,79%.

“Aqueles que não retornam às unidades no período determinado passam a ser considerados foragidos da Justiça e, caso sejam recapturados, podem perder o direito à progressão de regime, voltando a cumprir pena em regime fechado”, completou a Sejus.

 

Por Taís de Hollanda e Weslei Radavelli.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp

Notícias Recentes

Portal de notícias de Baixo Guandu e região Vale do Rio Doce. Desde 2018.