Aconteceu neste domingo, 15 de outubro, a 1ª Ação Social da Saúde dos bairros Rosário I , II e Alto Guandu. A solidariedade tomou conta e proporcionou algumas horas de atendimento em variadas modalidades. O evento teve a coordenação do Jornal A Tribuna do Vale e teve o apoio do locutor Romilson Araujo, Dr. Rafael Favatto e Rogério Araujo.
A Ação teve início às 9hs e se estendeu até às 13hs. A comunidade teve a oportunidade de participar e receber vários atendimentos em um só local. Entre as atividades desenvolvidas na manhã solidária podemos citar:
– Atendimentos médicos de 3 especialidades (Ginecologista – Clínico Geral e Cirurgião Geral).
– Equipe de podologia com vários profissionais dando um trato nos pés da população.
– Equipe de enfermagem que aferiram pressão arterial – fizeram tipagem sanguínea e mediram a taxa de glicose.
– Serviço de conscientização com a equipe da Medula óssea.
– Oficina de artesanato também marcou presença com T T Artes.
– Corte de cabelo.
– Manicure.
– Sobrancelha.
– Serviços jurídicos com atendimento do escritório dos Advogados Associados. (Dr. Alfredo da Luz e Dr. Rodrigo).
– Recreação infantil com pula pula, algodão doce e pipoca.
De acordo com a organização do evento centenas de pessoas foram contempladas com os atendimentos prestados durante a Ação. O coordenador João Bosco – Boiá disse que poderia ter sido ainda melhor se não fosse algumas questões que atrapalharam na parte de estrutura.
A Ação seria realizada na escola João XXIII, mas devido a interferências política foi negado o prédio pela Secretaria de Educação e para não deixar cancelar um evento dessa grandeza social, alugamos a casa onde podemos realizar os atendimentos a população com algumas limitações.
O acesso foi dificultado devido a uma escada bastante ingrime que inibia as pessoas mais idosas e portadoras de deficiência a conseguirem atendimento.
Escola João XXIII foi negada pela Sec. de Educação e ficou ociosa durante a Ação.
A escada atrapalhou o acesso dos idosos e deficientes aos atendimentos.
“É lamentável como as pessoas que se dizem representantes do povo, fazem politicagem e não pensam no maior beneficiado que é a população carente daqueles bairros contemplados pela Ação Social da Saúde” criticou Boiá.
A criançada se divertiu muito ora comendo pipoca e algodão doce, ora pulando no pula pula. A dona Maria disse que ações assim sempre são bem vindas, somos carentes e aqui consegui fazer várias coisas num só lugar e de graça.
O pula pula animou a criançada que pulou muito durante toda manhã.
Uma outra moradora disse que nunca havia se consultado com um ginecologista, foi muito válida a iniciativa, ainda bem que existem pessoas que ainda fazem o bem de forma solidária, nosso morro depende muito desse tipo de assistência.
O Sr. José morador do Rosário II aproveitou a Ação para aferir a pressão, medir a glicose e de quebra deu um trato no cabelo, muito satisfeito ele falou “Um tipo de ação assim tem que ter a união de todos, sem religião, time ou partido político, essas questões tem que ficar fora, quem perde somos nós, a população carente, mas graças a Deus a politicagem não impediu o nosso atendimento”.
,
Redação: A Tribuna do Vale.