HTML Widget previsão do tempo por Weatherwidget.org
Está gastando demais? Para saber confira algumas dicas. - A Tribuna do Vale

Está gastando demais? Para saber confira algumas dicas.

Gastar demais é um dos principais vilões no controle financeiro das pessoas. Mas você sabia que isso pode ser corrigido com a elaboração de planilhas e com o registro de tudo que é comprado?

“Para manter as rédeas da situação, a dica é registrar todas as despesas e receitas em uma planilha ou caderno. Ao anotar as receitas, coloque o valor do seu salário líquido”, explica Ivan Sanches, educador financeiro.

Colocar todos os gastos na ponta da caneta pode dar uma perspectiva do que é realmente necessário e o que não é.

“Faça uma análise sobre tudo o que gastou, como gastou e quais foram os seus ganhos em 2019. A partir disso, você conseguirá identificar os exageros e a forma como utiliza o dinheiro”, diz Weldes Campos, educador financeiro.

Muitas pessoas, segundo a educadora financeira Teresa Tayra, têm o costume de considerar o valor bruto, sem os descontos, e ao final do mês se frustam com o resultado devido a isso.

Fator para orçamento equilibrado

Parece óbvio, mas gastar menos é a principal forma de manter os gastos sob controle e não fugir do orçamento. 

“Isso vale para o cidadão, para as empresas e até para governos. É desejável, inclusive, ter uma sobra no orçamento para investimentos”, afirma Sanches.

Consequências para quem gasta muito

As dívidas são os primeiros resultados para aqueles que exageram nos gastos. “Dívida atrai dívida. Quanto mais dívidas você faz, mais dívidas você acha que pode fazer”, diz Campos. Campos destaca que muitas delas são feitas para suprir determinados prazeres que poderiam ser evitados, sendo assim, “se você não controla suas emoções, não controla o dinheiro”.

Veja se você está  exagerando:

1- Não consegue pagar a fatura do cartão

2- Atraso nas contas básicas:
3- Gastos supérfluos
4- Utiliza o limite bancário
.

Redação: Jornal A Tribuna o Vale com informações do Portal R7.