GGIM comemora 140 dias sem homicídios em Baixo Guandu-ES.
A reunião do GGIM aconteceu no auditório do Fórum de Baixo Guandu-ES.
Na manhã desta segunda feira (30), se reuniu no Fórum de Baixo Guandu-ES, região noroeste do Estado, o GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal), na pauta assuntos relacionados a segurança pública do município. Uma estatística altamente positiva foi apresentada, há 140 dias a cidade de Baixo Guandu-ES não registra nenhum homicídio.
O Comandante da 2ª Cia do 8º BPM, Capitão Wagner Batista explicou que o último homicídio foi registrado em maio deste ano, levando em conta que um dos mais importantes fatores nos indicadores de segurança pública é o de crimes contra a vida, esses dados aqui apresentados são muito positivos declarou o Capitão em sua argumentação. Wagner fez uma exposição onde em 2017 foi registrado 11 assassinatos em Baixo Guandu-ES, somando aos quase 5 meses sem homicídios, mostra que estamos no caminho certo na prevenção do crime. De acordo com o Capitão um número que teve um certo aumento é o de furtos na cidade, mas a PM está enfrentando o problema com a identificação e prisão dessas pessoas.
O Tenente Coronel Rômulo Dias que é o comandante do 8º BPM, destacou o excelente trabalho realizado pela PM do município, no combate ao crime, as constantes blitzes e um atuante serviço de inteligência, merecem destaque. Para Rômulo, o balanço da segurança em Baixo Guandu é positivo, com base nos números que mostram uma forte queda de homicídios desde 2013. O comandante acha importante a discussão da segurança através do Gabinete de Gestão Integrada, este trabalho conjunto tem trazido ótimos resultados para a sociedade.
O prefeito Neto Barros disse que a criação do GGIM em 2013 foi muito importante para a segurança pública de Baixo Guandu-ES, os números homicídios eram assustadores e fez um comparativo mostrando a queda de 60% nessas ocorrências. Segundo Neto em 2011 foram 25 assassinatos, contra 23 em 2012 e depois de ser criado o GGIM tivemos queda para 18 em 2014, 15 em 2015 e 12 em 2016. O prefeito frisou que essa interação das polícias, do poder público municipal, do Ministério Público e do Judiciário, permitiram uma ação mais articulada para combater o crime e graças a isso podemos comemorar esse resultado.
A próxima reunião do GGIM acontecerá dentro de 60 dias.
Redação: Jornal A Tribuna do Vale.