Geral

Motorista que beber será monitorado por Bafômetros de alta tecnologia e drones no Carnaval. Veja!

A tecnologia será um importante aliado da Polícia Militar para flagrar motoristas que estejam dirigindo sob efeito do álcool durante o Carnaval. Durante as operações da Lei Seca, serão utilizados 150 bafômetros chamados passivos, que conseguem constatar se o motorista ingeriu bebida alcoólica, sem que ele precise assoprar no aparelho.

“O etilômetro passivo é colocado dentro do veículo e acusa a presença de álcool naquele ambiente, no ar daquele ambiente. Então ele agiliza o procedimento de abordagem, ou seja, se não tem álcool no ambiente, o motorista é liberado e segue.

Ele é bem efetivo para isso. Detectado álcool no ambiente, pode não ser o motorista, mas o motorista vai e faz o teste de bafômetro ordinário, que é o que comprova a infração”, explicou o comandante-geral da PM, coronel Sartório.

Também serão usados drones, que vão monitorar possíveis rotas de fuga de motoristas alcoolizados que queiram fugir da fiscalização. “Este ano a novidade é que o nosso Batalhão de Trânsito tem drones que vão ser colocados também para vistoriar as vias alternativas.

Então os motoristas que querem fugir da blitz, usando estradas de chão, usando outros caminhos, vão ser abordados também. Os drones vão fiscalizar isso”, afirmou Sartório.

Redação: Jornal A Tribuna do Vale com informações do Portal R7.