Na véspera do dia mundial do Meio Ambiente flagrante de crime ambiental em Baixo Guandu-ES

Através de uma denuncia de crime ambiental feita por um internauta do portal A Tribuna do Vale, via whatsapp, na manhã desta segunda feira (04), justamente na véspera dia em que é comemorado o “Dia Mundial do Meio Ambiente”, nossa reportagem foi até o Km 01 da rodovia ES 165, que liga Baixo Guandu-ES aos distritos de Vila Nova do Bananal – Ibituba e Santa Rosa, onde constatamos ao longo do local uma agressão contra o meio ambiente.

Moradores estão jogando todo tipo de lixo ás margens da estrada e do Rio Guandu, no momento em que fotografávamos, um forte  mau cheiro insuportável tomava conta do ar, vindo de restos de ossadas que estão sendo depositadas ali.

Além das carcaças, podemos observar também vidros, pneus, televisões, sofá, óleo velho de restaurante, entulhos de construção, galões de óleo de oficina mecânica, pedaços de geladeira, sacos plásticos com vidros de azeite e fraudas descartáveis sujas.

Um cenário desolador para o nosso meio ambiente, estão fazendo da entrada do município um verdadeiro lixão a céu aberto, com lixo espalhado na parte de cima da estrada e na beira do rio. Pessoas sem a menor consciência, que para se livrar de seus lixos agridem o nosso já abalado meio ambiente.

E pensar que o Rio Guandu já sofre por anos e anos de agressões ambientais, e que hoje é a nossa fonte de abastecimento de água para consumo, é realmente um absurdo. Há suspeita de que parte desse lixo está sendo jogado por pessoas que fazem serviço de frete na cidade.

Procuramos a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para apresentar a denúncia, fomos atendidos pelo Secretário Allony Torres que ficou horrorizado com tanta sujeira e diz não entender atitudes como essa, além de ser crime não se justifica, uma vez que a coleta de lixo é feita pela prefeitura, inclusive temos coleta toda semana para os ossos de animais.

Allony disse que vai providenciar a retirada do lixo e vai elaborar um plano par chegar até essas pessoas que estão poluindo a estrada e o rio. E pediu a população que se flagrarem alguém jogando lixo tire foto, denuncie e nos procure na secretaria para tomarmos as providências.

Isso é um absurdo, mas a partir de agora vamos fiscalizar e ficar atentos. “vamos flagrar e punir os responsáveis conforme determina as leis ambientais vigentes com aplicação de multas pesadas aos infratores”, afirmou Allony.

Fotos: Jornal ATV – A Tribuna do Vale.

   

                         Ossada de animais jogadas na beira da estrada e do Rio Guandu.

O 

Pneus velhos também são jogados na beira da ES 165 formando moradia para mosquitos.

 

Vários aparelhos de televisão foram jogados ás margens da estrada.

  

                            Restos de entulho de construção e fraudas sujas em um saco.

 

                                   Até pedaço de geladeira e um sofá são jogados no local.

 

Redação: ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp

Notícias Recentes

Portal de notícias de Baixo Guandu e região Vale do Rio Doce. Desde 2018.